RECADOS & SUGESTÕES

Assunto: 5ª FEIJOADA BENEFICENTE DOS ANDARILHOS QUELUZIANOS

ANDARILHOS QUELUZIANOS PROMOVEM A 5ª FEIJOADA BENEFICENTE
LAÉRCIO REZENDE AMARAL – ANDARILHO QUELUZIANO
Como descreveu Reuber Antoniazzi, idealizador e um de seus fundadores, o grupo Andarilhos Queluzianos surgiu na orla da Lagoa da Pampulha, em 2004, sob a égide do companheirismo e do altruísmo e com as bênçãos de São Francisco de Assis. Na época, o grupo, ainda bem pequeno mas com grande visão e idealismo, promoveu sua primeira caminhada aliada a uma atividade filantrópica doando 40 litros de leite para uma entidade beneficente.
Os anos foram passando, o grupo foi aumentando e o desejo de ajudar ao próximo foi se fortalecendo. Em 2012, surgiu a ideia de se fazer uma feijoada filantrópica com a qual pudéssemos, com a parceria da sociedade e do próprio grupo, estender o nosso apoio a um número maior de pessoas. Outra ideia foi participarmos de barracas de festas juninas o que iria aumentar ainda mais as nossas oportunidades de angariar fundos para os objetivos filantrópicos. Tendo no grupo, vários maçons da Loja Maçônica Estrela de Queluz, diretores e conselheiros do Clube Dom Pedro II cujas ideias comungavam com as da diretoria e de vários integrantes dos Andarilhos Queluzianos, naturalmente surgiu entre as três entidades uma forte união que logrou êxito e sucesso nos eventos FEIJOADA BENEFICENTE e FESTAS JUNINAS, que integram nosso calendário anual e acontecem nas instalações do Clube Dom Pedro II.
Ano passado, os resultados obtidos com a feijoada beneficente e a barraca na festa junina nos permitiram proporcionar doações a entidades filantrópicas da cidade, correspondentes a mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
Este ano, em 5 de junho, o grupo Andarilhos Queluzianos, realizou a sua 5ª feijoada beneficente onde compareceram mais de 700 convidados. A motivação do grupo é tão grande que pode ser vista no comportamento de seus integrantes que arregaçam as mangas conjuntamente para cumprir cada detalhe planejado ao longo de 3 meses. Desde quinta-feira, os preparativos finais já estavam sendo executados. Transporte e estocagem de insumos alimentícios, talheres, vasilhames e pratarias. Na fase seguinte, voluntários do grupo compareciam para auxiliar a família Rosa nos preparativos de alimentos. No sábado, enquanto os alimentos eram preparados, um grande grupo compareceu ao salão de eventos do Clube Dom Pedro II para darem início à formação de kits de pratos e talheres. No domingo, já às 06h00 da manhã, mais andarilhos compareceram ao clube para organizarem as mesas, descascarem laranjas, fixarem faixas e baners. Finalmente, por volta de 11h00 outros integrantes transportavam, nas camionetes de Luiz Flávio Villela e Beto Matos, as panelas com alimentos prontos para o grande início do evento. Na entrada de acesso do salão de eventos, alguns membros do grupo se dedicavam ao controle de venda de convites e recebimento de convidados. Outros se responsabilizavam com a venda de cocadas em uma barraca enquanto em outra, estava sendo vendida a deliciosa caipirinha preparada pelo parceiro de anos, o Eli juntamente com sua esposa. Com a chegada dos convidados, garçons, cozinheiras e vários andarilhos se envolviam nas atividades de abastecimentos dos aparadores onde eram servidos os convidados. Foram muitos os elogios recebidos pelo grupo quanto à organização da feijoada e isto mostrou que aprendemos, a cada ano, a planejar melhor e sermos mais eficientes. Foram horas e mais horas de grande envolvimento dos organizadores e apoiadores do evento mas o êxito final virá com a entrega das doações conseguidas com o resultado financeiro obtido.
Queremos, neste momento, agradecer a cada um de nossos parceiros sem os quais nada seria possível. Muitos fornecem doações de materiais e ingredientes necessários. Temos, em nosso grupo, o Guilherme Vinícius (Jornal Correio de Minas) e o Luiz Fernando (Jornal Correio da Cidade) que contribuem muito com a divulgação deste e outros eventos. Contamos também com o apoio incondicional e vibrante dos 100 integrantes do grupo, cada qual assumindo variadas e importantes funções e responsabilidades. A cada ano, temos a certeza de que tudo dará certo em razão do envolvimento fundamental dos amigos Canti e Pedro Rosa com seus familiares na linha de frente dos preparativos tanto da feijoada quanto da barraca na festa junina. Às cozinheiras, ajudantes, garçons o nosso muito obrigado pela dedicação ímpar e fundamental de todos estes anos. À diretoria do Clube Dom Pedro e aos amigos da Loja Maçônica Estrela de Queluz, deixamos aqui o nosso reconhecimento por todo e fundamental apoio e parceria. A cada um dos mais de 700 convidados deste ano, agradecemos o apoio através da aquisição dos convites e o comparecimento ao evento. Sem vocês, convidados, todo o esforço seria em vão. Parabéns também ao conjunto Parte do Alto que fez brilhar ainda mais o ambiente local. Aos organizadores, nossos parabéns. Não é fácil fazer acontecer um evento deste porte com total sucesso. Assim, com o envolvimento e comprometimento de todos, conseguimos atingir o objetivo maior que é levar um pouco mais de conforto a quem precisa.
Somos uma grande família que irradia um brilho de amor ao próximo e de fraternidade. É este brilho que nos ilumina o nos mostra que estamos na estrada certa e sob as bênçãos de São Francisco e de nosso Deus. Estes eventos também se tornam mais uma oportunidade de confraternização entre os membros do grupo juntamente com familiares e amigos.
Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para a festa junina no Clube Dom Pedro, nos dias 24, 25 e 26 de junho. Estaremos lá com nossa barraca em mais um evento filantrópico.
Abraços a todos.

Data: 23/12/2015

Assunto: MENSAGEM DE NATAL E ANO NOVO

Prezados amigos Andarilhos Queluzianos e familiares, desejo a todos vocês que o espírito de comemorações pelo nascimento do Menino Jesus permaneça em seus corações ao longo deste ano que se inicia e que 2016 seja um ano de realizações, sucessos e muitas bênçãos para todos.
São nossos sinceros votos
Laércio e Lucinha.

Data: 02/06/2015

De: LAERCIO REZENDE AMARAL

Assunto: 4ª Feijoada Beneficente

Prezados amigos,
Esta edição foi, para nós, mais desafiadora pois elevamos o número de convites para mais de 900. É uma grande empreitada cujos preparativos começaram há mais de 2 meses. Foram várias reuniões buscando um planejamento visando darmos um aspecto impecável ao evento de forma a garantir a satisfação dos convidados e atingir a meta de obtermos um sucesso continuado. Todos os integrantes do grupo deram sua contribuição aos planos elaborados. Nossos parceiros, como sempre, contribuíram fortemente com as doações imprescindíveis.
Gostaria de deixar registrado aqui, em nome de todo o grupo, todo o nosso reconhecimento especial à família Rosa, representada pelo nosso amigo Canti, o nosso motor sem o qual este evento de ontem não teria acontecido ou não teria tido o sucesso grandioso que teve.
Parabéns a todos os Andarilhos Queluzianos pelo brilhantismos e sucesso da feijoada. Que Deus continue nos abençoando sempre para que possamos continuar levando mais conforto aos que precisam de nós.

Data: 25/03/2015

Assunto: CAMINHADA DE LAGOA DOURADA A FAZENDA DA PEDRA

Prezados amigos Andarilhos Queluzianos, na minha modesta opinião, esta foi uma das caminhadas mais bonitas e importantes que fizemos. Bonita pelas paisagens diversificadas onde contemplamos matas virgens e fechadas, fazendas enormes com agricultura de porte e bem variada além de criações de jumentos, cavalos e bois. Tivemos a oportunidade de ver rios e córregos com águas bem límpidas, uma oportunidade difícil para nós de cidades maiores onde estamos acostumados a ver rios bem contaminados e poluídos. O lado importante da caminhada foi devido ao aspecto cultural e rico da região onde tivemos contato com a Fazenda Engenho Velho dos Cataguases considerada na história do Brasil como o berço da família Resende e que foi construída em 1726 após a chegada ao Brasil de João de Resende Costa e Maria Helena de Jesus em 1720. Eles se casaram também em 1726 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, comarca do Rio das Mortes, hoje Lagoa Dourada. Tiveram 15 filhos nascidos vivos. Esta fazenda também é o berço da raça de jumentos Pêga no Brasil. Esta raça foi geneticamente formada pelo lendário Coronel Eduardo José de Resende, destemido criador e grande latifundiário. Após a morte dos patriarcas, esta fazenda foi se subdividindo para os herdeiro e deu origem a várias outras. Uma delas, é a Fazenda da Pedra, onde tivemos a honra de encerrar esta nossa caminhada e sermos recebidos pelos proprietários Célio e Eva Resende. A fazenda tornou-se agora um hotel fazenda mas preserva sua história mantendo as suas características estruturais e um grande e antigo acervo de móveis, utensílios e fotos.
Lagoa Dourada: Cidade histórica do Campo das Vertentes, com cerca de 12 mil habitantes é cortada pela Estrada Real. O povoamento local começou em 1625, após a descoberta de ouro nas águas de uma pequena lagoa que passou a ser chamada de "Alagoa Dourada". Em 1832, o nome original de Alagoa Dourada é alterado para Lagoa Dourada. Esgotado o ouro, o arraial buscou alternativa na agricultura, principalmente, no milho e na produção do leite. Em 1892, o distrito passou a pertencer a Prados, e em 1911, foi finalmente emancipado. O município possui a maior pecuária leiteira da região e é forte produtor de hortigranjeiros. Também é famoso pela produção de rocamboles, o pão-de-ló recheado com doce de leite, licores, vinhos e outros doces caseiros.

Data: 04/04/2015

De: Roberto Furtado

Assunto: Re:CAMINHADA DE LAGOA DOURADA A FAZENDA DA PEDRA

Laércio
Brilhante artigo, que deveria ser colocado no jornal Correio da Cidade.
Parabéns!!

Data: 18/04/2014

Assunto: Aniversário

Caríssimos,
Amanhã dia 19/04, sábado, é aniversário do Zulmair Dias, nosso colega Andarilho Queluziano.

Data: 19/04/2014

Assunto: Re:Aniversário

Zulmair. Parabéns pelo seu aniversário.
Desejo que você possa comemorar esta data por mais uns 249 anos, com muita saúde e toda felicidade possível.

Data: 25/03/2014

Assunto: Caminhada do dia 22.03.2014

Amigos Andarilhos.
Fiquei sabendo que foi mais uma excelente Caminhada. Sinto muitíssimo não ter participado. Aguardo a próxima.

Data: 18/02/2014

De: LAÉRCIO AMARAL

Assunto: CAMINHADA DE OURO PRETO A DOUTOR

Amigos, esta foi uma caminhada atípica em relação ao que fazemos de costume. Foi uma experiência nova e muito gratificante para muitos. Fazer trilha é bem diferente da costumeira caminhada por estradas de terra. Na Trilha do Chafariz nosso contato com a natureza foi literalmente tocante. Havia lugares onde a própria trilha tinha sido engolida pela floresta. Em vários locais, no lugar da trilha havia uma erosão aberta pela enxurrada de chuvas que desceram das montanhas. Sentíamos que a natureza "conversava" conosco a cada passo dizendo e mostrando os encantos que Deus colocou ao nosso dispor para contemplação de nossos olhos e felicidade em nossos corações. As dificuldades em se caminhar por uma trilha tão virgem como aquela nem foram sentidas tamanho o encanto que sentíamos por estar ali. Foi divino. Tomara que possamos repetir aventuras como esta. Um abraço a todos e até a próxima.

Data: 12/02/2014

Assunto: 2ª Caminhada

Caríssimos Andarilhos.
Infelizmente, devido a cuidados com minha saúde, não poderei participar da caminhada.
Desejo a todos o costumeiro sucesso, alegria e amizade, além daquela esperada confraternização.